III SEMANA DE PROPAGANDA E MARKETING: Características do profissional de métricas

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Características do profissional de métricas

Qual o perfil desse profissional tão importante dentro das estratégias digitais?

As oportunidades são grandes, mas os desafios são maiores ainda - veja que características são as mais importantes para o profissional de métricas.

O mercado ainda é jovem e carece de profissionais com experiência, além de não existir uma formação específica para tal. Este "gap" precisa ser preenchido com uma certa rapidez, porque os negócios digitais estão se expandindo geometricamente, e o número de profissionais disponíveis não são suficientes para atender à crescente demanda.Esta carência de mão-de-obra pode se revelar especialmente ardilosa no Brasil, onde a disparidade entre o mercado crescente e o número de profissionais envolvidos nos negócios de métricas é ainda maior, sem falar no alto custo dessa mão de obra especializada. O cenário pode se tornar preocupante, caso esta falta de profissionais permaneça: suas consequências mais graves podem acarretar num atraso da evolução dos negócios digitais no Brasil, o que deve ser evitado a qualquer custo.Profissionais escassos mesmo em mercados mais avançados, como nos Estados Unidos, a falta de profissionais na área se traduz em alta rotatividade e salários em "leilão" - embora este quadro naturalmente esteja se modificando com a aguda crise econômica. Os profissionais são escassos, pois a posição requer pessoas que já estejam num nível profissional mais adiantado, que tenham capacidade de trabalho multi disciplinar e que tenham como características principais atenção a detalhes e foco total na análise. Ou seja, um perfil ainda não muito fácil de ser identificado.Além disso, existe muita pressão por resultados nas posições, o que torna a cobrança totalmente proporcional ao nível de qualificação desejado. Este cenário um tanto quanto árido foi detectado em uma pesquisa recente, realizada pela WebAnalyticsDemystified nos Estados Unidos. A pesquisa revelou que 60% dos profissionais de métricas, apesar de terem mais do que três anos de experiência, consideram seu trabalho "difícil". Algumas empresas chegam a esperar por seis meses até encontrar um analista de métricas experiente e motivado, segundo a pesquisa. Mesmo assim, mais de 40% das empresas ouvidas pela pesquisa consideram que não alcançaram ainda o potencial total de sua estratégia de métricas, o que indicaria falta de treinamento e de qualificação ideal para os profissionais.Trabalho multi disciplinar. A qualificação do profissional de métricas passa por diversas disciplinas. Ter conhecimento sobre marketing interativo, web design, usabilidade, estatística e tecnologia, além de capacidade de análise e facilidade de comunicação são as competências mais procuradas em um analista de métricas. Como nem todas as empresas oferecem um ambiente de trabalho multi disciplinar, às vezes alguns profissionais de métricas sentem dificuldades para cumprir todas as expectativas em cima de seu trabalho, e talvez por isso muitos julguem seu trabalho extremamente complexo. No meio de toda esta complexidade, o que realmente fazer?

O guru de métricas Avinash Kaushik definiu quais seriam, em sua visão, as cinco atividades mais importantes do profissional de métricas:

1) Coletar e pesquisar resultados de diversas métricas a fim de descobrir "o quê e quanto custa"

2) Analisar a performance das estratégias e ações que trazem tráfego para o site. Alguns especialistas acreditam que o trabalho de análise de métricas torna-se ainda mais desafiador porque requer total foco nas atividades. Uma pesquisa feita junto a 36 analistas de métricas nos Estados Unidos, utilizando os métodos utilizados por Davenport & Beck no estudo "A economia da atenção", mostrou que as tarefas dos profissionais de métricas requerem concentração total - consciente, focada e explícita. Mas existe um preço a ser pago: a concentração nestes tipos de atividades pode trazer um estado de estresse, ansiedade e cansaço, fatores que foram detectados em muitos profissionais da área.

3) Entender como se dá a experiência do consumidor no site e se esta experiência está trazendo os resultados esperados.

4) Fazer as análises dentro do contexto do negócio da empresa, e ficar atento aos impactos que a conjuntura traz aos negócios digitais.Ou seja: em tempos de crise, o conservadorismo e o apego ainda mais ferrenho às metas de negócios são comportamentos mais do que desejáveis.

5) Explorar novas opções de estratégia, experimentar e melhorar o site, de acordo com as evidências apontadas pela análise das métricas.Papel-chave no sucesso das iniciativas das empresas. O mercado de trabalho do profissional de métricas combina muita demanda com um alto nível de exigência, e somente com qualificação adequada os complexos desafios que cercam esta posição-chave numa organização poderão ser superados. Muitas empresas ainda não conseguem enxergar com perfeição o papel da análise de métricas em seus negócios, mas com as ferramentas de mensuração em constante evolução, mais conhecimento acumulado sobre o assunto, isso é só uma questão de tempo - e aí, o "estado da arte" em termos de análise de métricas será mais fácil de ser alcançado, pois contará com profissionais ainda mais qualificados.Não restam dúvidas: o papel do profissional de métricas é fundamental para o desenvolvimento de estratégias digitais e, por isso, tem um peso importante na definição do sucesso de uma companhia dentro dos negócios digitais. Neste contexto, onde a dinâmica do consumidor dá as cartas, cada vez mais as empresas necessitam de profissionas de métricas capazes de analisar com precisão os indícios trazidos pelas métricas coletadas em suas ferramentas de web analytics.

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