III SEMANA DE PROPAGANDA E MARKETING: SMM - Social Media Marketing

segunda-feira, 4 de maio de 2009

SMM - Social Media Marketing

3 Pontos na definição de Social Media Marketing!

Aprendemos que com SMM devemos ser pré-ativos, estarmos sempre de prontidão para as reações, enquanto em outras mídias tradicionais o conteúdo não tinha espaço para comentários hoje isso não existe mais, e esse fato faz com que tenhamos que assumir uma nova postura perante a publicação do conteúdo, devemos antes mesmo de postar o conteúdo ter uma estratégia preparada especifica para comentários, por que se um post gerar um buzz grande temos um grande risco de dar um tiro nos pés se não tomarmos cuidado com o orgulho, agirmos como se o blog ou o autor fosse o dono da verdade e esquecermos que SMM é ação colaborativa com os participantes que interagem com ela. Vejo muitas empresas utilizando redes sociais e redes de compartilhamento de conteúdo com a mesma postura que utilizam em mídias tradicionais, e muitas dessas pensam que fazem SMM, enorme tiro nos pés e dinheiro jogado fora, por que ação de SMM feita baseada em conceitos antigos de publicidade e propaganda usando estratégias de marketing ultrapassadas não trabalha a marca, a não ser se for para trabalhar de forma negativa.


1º Utilizar espaço pago não é SMM, pode ser uma estratégia que gera buzz e se torna viral em redes sociais e de compartilhamento, mas SMM com certeza não é, então não confundam SMM com ações patrocinadas.


2º Não compartilhar o conteúdo ou a peça da ação utilizada não é SMM, é prerrogativa de SMM o conteúdo ser compartilhado. Não compartilhar é o mesmo que obrigar o usuário a frequentar seu blog ou site para interagir com a ação, e isso não cria uma boa imagem com os usuários.


3º SMM que não tem comunidade para concentrar comentários não vinga se apaga com o tempo, um bom SMM perdura ao tempo sempre gerando frutos mesmo meses após a ação, então pelo menos uma comunidade no Orkut deve existir para concentrar as afinidades dos usuários, afins quando se encontram tornam a voz bem mais forte, e o eco vai bem mais longe!


Colaboração: Bruna Cassia

1 comentários:

Anônimo disse...

;) valeu Perez!!!!!

Postar um comentário